Consulta Saúde Por Telefone em Canoas RS Preocupa Moradores da Cidade:
Vejamos matéria do site do Jornal Diário Gaúcho:
03/03/2012 11h49min
Dificuldades na estreia do agendamento de consultas por telefone em CanoasNa estreia do novo serviço de agendamento de consultas médicas por telefone, nem todos os usuários do município conseguiram ser atendidosDenise Wascow | denise.waskow@diariogaucho.com.br
O primeiro dia do agendamento por telefone de consultas médicas em Canoas foi de dificuldades para conseguir ligação. A partir de solicitações de leitores que não conseguiram ser atendidos, o Diário Gaúcho testou o serviço. Em 26 ligações, escutamos ou o sinal de ocupado ou a mensagem de que todas as posições estavam ocupadas.
Com exames prontos para mostrar ao endocrinologista, o aposentado Antonio Ciro Medeiros, 61 anos, tentou ligar para o serviço desde o início do atendimento, às 7h. Depois de fazer tentativas pela manhã e à tarde, ele chegou ao final do dia sem conseguir a marcação.
– Até fui no posto da Vila Fernandes, mas disseram que não adiantava, tinha que ser por telefone. Vou continuar tentando, até conseguir – afirma o morador do Bairro Niterói.
Ele questiona ainda como ficará a situação das pessoas com mais de 60 anos, que antes tinham prioridade na marcação ao chegar no posto.
– Agora, por telefone, não tem mais isso – destaca.
"A demanda é muito grande"
A vendedora Dione Mendes Vargas, 49 anos, também ficou ao telefone para tentar marcar consultas, sem sucesso. Ela precisava agendar um atendimento com clínico para ela e outros dois horários com médicos para a mãe.
– Está difícil, vou continuar tentando nos próximos dias. A demanda é muito grande – acredita a moradora do Bairro Fátima.
O teste do Diário
Durante uma hora, entre 10h15min e 11h15min, ligamos para o número do teleagendamento de cinco em cinco minutos. Foram treze ligações, e em todas elas ouvimos ou o sinal de ocupado ou a mensagem de que as posições estavam ocupadas e era preciso retornar a ligação em alguns instantes.
À tarde, repetimos o teste no mesmo formato, entre 14h e 15h. O resultado foi o mesmo. As ligações foram feitas de telefone fixo e de celular.
Mais atendentes no serviço
Para a vice-prefeita e secretária da Saúde de Canoas, Beth Colombo, a estreia foi positiva, mesmo que o sistema tenha enfrentado problemas. Pela manhã, de acordo com a secretária, a operadora havia disponibilizado apenas 30 linhas de atendimento, das 60 que haviam sido acertadas. As restantes foram sendo liberadas durante a tarde.
– Nós nos preparamos muito. Mexer com a saúde pública é complicado. Mas, por mais que a gente se prepare, sempre há contratempos – explicou Beth.
A secretária afirmou que a maior espera registrada foi de 18 minutos, e houve muitas ligações de curiosos. De qualquer maneira, a partir de segunda-feira, o número de atendentes será aumentado, de 20 para 28.
O balanço do primeiro dia
– 1.555 ligações atendidas
– 1.350 consultas marcadas
– 443 ligações de curiosos (ouviram o "alô" e desligaram)
– Total: 1.998 ligações
– Tempo médio de espera: dez minutos
Para contatar
Teleagendamento: 0800-6470156
***********
Fonte da matéria do Site do Jornal Diário Gaúcho(RBS)03/03/2012 :
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,3683770,Dificuldades-na-estreia-do-agendamento-de-consultas-por-telefone-em-Canoas.html
**************************************
Seria Malandragem Barata,agindo inteligentemente, ou realmente dificuldades por falta de previsões e inteligência? Será que já estão enrrolando o povo Canoense de novo?...
Será, que com toda infra estrutura da Prefeitura de Canoas, da Secretária da Saúde do municipio, não preveu quais as melhores opções devido a grande demanda que teriam as ligações?
Ou justamente estava nas previsões de algums intereçes?
Seria verdade, que congestinou os telefones?
Saúde em Canoas RS sempre deixou a desejar.